domingo, 7 de junho de 2009

Biocombustíveis

Diretor de Biocombustíveis do Ministério do Desenvolvimento Agrário Arnoldo de Campos. Antônio Cruz/Abr


Os biocombustíveis são combustíveis de origem de fonte biológicas, ou seja, renováveis. E o lixo orgânico também pode ser usado na sua fabricação. De acordo com profissionais da área, são uma grande alternativa no combate ao efeito estufa. Além de serem produzidos através de fontes renováveis, ao contrário dos combustíveis fósseis como: diesel, gasolina e carvão.

 

Principais tipos de biocombustíveis:

 

Etanol (álcool etílico): Comparado aos demais combustíveis fósseis como diesel e gasolina (derivados do petróleo), o etanol é bem menos poluente e é produzido a partir da cana-de-açúcar, uma fonte renovável e é utilizado como combustíveis em automóveis.

 

Biogás: É produzido a partir de uma mistura gasosa de dióxido de carbono com gás metano. Pode ser usado para a produção de eletricidade e em substituição ao gás de cozinha (GLP) e ao gás natural.

 

Biodiesel: Produzido a partir de óleos vegetais ou animais, o biodiesel é usado como combustível para motores de diesel como: automóveis, caminhões e tratores.

 

Bioetanol: Produzido a partir de biomassa como a cana-de-açúcar, milho e celulose, esta forma de biocombustível ainda permanece em polêmica devido ao fato de os alimentos desperdiçados para a sua fabricação poderiam saciar a fome de muitas pessoas.

 

Bioéter: É fabricado a partir de óleos vegetais ou animais e possui qualidade de combustível para motores diesel e biocombustível.

3 comentários:

  1. Vamos adotar os biocombustíveis para um futuro melhor!

    ResponderExcluir
  2. É isso mesmo! É preciso que as empresas, principalmente, se conscientizem e passem a utilizar os biocombustíveis. Dessa maneira, a poluição diminuiria consideravelmente. E também é uma boa opção no combate ao efeito estufa.

    ResponderExcluir
  3. É bom aprender mais sobre os biocombustíveis. Não sabia que eram tão vantajosos! Muitas vezes escutamos falar sobre eles, mas não sabemos exatamente o efeito deles. Com essa sessão aprendemos mais sobre esses combustíveis naturais.

    ResponderExcluir