terça-feira, 2 de junho de 2009

Impacto Ambiental

Trizidela do Vale (MA) - O município de Trizidela do Vale tem quase 90% da população atingida pelas as enchentes. Foto: Antônio Cruz/Abr


Desmatamento causado pela mineração do ouro.

© Roger Leguen / WWF-Canon


Desmatamento na Amazônia. Juvenal Pereira WWF-Brasil


Um dos principais impactos ambientais que ocorrem em um ecossistema natural é a devastação das florestas, principalmente as tropicais. Essas devastações ocorrem por fatores econômicos e por conseqüência da extração da madeira para fins comerciais; instalações de projetos agropecuários; implantações de projetos de mineração; construção de usinas hidrelétricas; entre outros. Como resultados têm o aumento do processo erosivo, a elevação das temperaturas locais, assoreamento de rios e lagos, entre outros. Outro fator deve-se ao aumento da emissão de gases poluentes, derivados de combustíveis fósseis, como a gasolina, o álcool, e o diesel. Gases como o ozônio e o dióxido de carbono formam uma camada de poluentes de difícil dispersão, causando o famoso efeito estufa. Este fenômeno ocorre devido ao fato desses gases absorverem grande parte da radiação infravermelha emitida pela Terra, dificultando a dispersão do calor. Em conseqüência disso, temos um aumento do nível dos oceanos, ação de furacões, tufões, ciclones e o aumento da temperatura. Uma boa atitude seria se nós soubéssemos qual o carro brasileiro mais poluente e o menos poluente; também seria ideal se as fábricas desses automóveis pensassem em uma maneira de reduzir ou tentar substituir esses gases que causam tantos danos ao nosso ambiente. Segundo o jornal Folha de São Paulo, as grandes empresas ainda não estão preparadas para exigências ligadas a emissão de gases poluentes, causadores do aquecimento global. E de acordo com pesquisas, a maioria das empresas de grande porte não tem inventário. Apenas 17% das empresas brasileiras possuem o registro de emissões dos GEE (Gases do Efeito Estufa), apesar de a maioria (96%) considerar os impactos das mudanças climáticas relevantes para o seu negócio. Estatísticas da Associação Capixaba de Proteção ao Meio Ambiente (Acapena), mostra o sofrimento da população da Grande Vitória (GV), com as doenças provocadas pela poluição das grandes companhias como a Vale (CVRD), Siderúrgica de Tubarão (ST) e Belgo –Arcelor.

Essas três companhias provocam 50% da poluição do ar na Grande Vitória, segundo dados apurados pelo Instituto de Física Aplicada da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Vale dizer que a CVRD responde por 20% a 25% dos poluentes do ar, ST- Arcelor por 15% a 20% e a Belgo- Arcelor por 5% a 8 % das 264 toneladas de poluentes emitidas por dia.




2 comentários:

  1. Infelizmente o homem já vem destruindo o nosso ecossistema a muitos anos. Mas, se quisermos um futuro saudável para os nossos filhos, precisamos começar a pensar como podemos parar com essa atitude!

    ResponderExcluir
  2. Essas imagens não chocam vcs??
    Essas enchentes são causadas pelo lixo que as pessoas jogam nas ruas, entupindo boeiros, etc.. Com isso, muitos perdem suas casas, e até mesmo suas vidas nesses desastres!! temos de pensar mais e treinar nossa consciência para tomarmos melhores atitides em relação a coisas consideradas bobas para muitos!

    ResponderExcluir