terça-feira, 9 de junho de 2009

Vamos reciclar!


Central de trabalho da Cooperativa de Reciclagem, Trabalho e Produção (Cortrap). De acordo com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), reciclagem é o principal emprego verde no Brasil




Demonstração de tecnologia inédita de reciclagem de resíduos da construção civil coordenada pela Eco Atitude Ações Ambientais, feita em aterro da cidade conhecido como Lixão da Estrutural. entral de trabalho da Cooperativa de Reciclagem, Trabalho e Produção (Cortrap). De acordo com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), reciclagem é o principal emprego verde no Brasil



Reciclagem é um processo industrial que converte o lixo descartado em produto semelhante ao inicial. Reciclar é sinônimo de economizar energia, poupar recursos naturais e trazer de volta ao ciclo produtivo o que é jogado fora. A expressão vem do inglês recycle, que significa repetir ciclo (re=repetir / cycle=ciclo). Para compreendermos o processo de reciclagem é preciso desmistificar a idéia do lixo como sendo uma coisa inútil. Precisamos perceber que o lixo é fonte de riqueza e para ser reciclado, deve ser separado. Para que seja realizada a reciclagem é preciso fazer uma separação prévia do material, processo chamado de Coleta Seletiva. Existem diversas maneiras de para separar o lixo, sendo a mais simples separar o lixo orgânico do lixo inorgânico (lixo molhado / lixo seco). O material separado, ao ser entregue aos catadores é levado para um depósito, onde ele é tirado e prensado com o auxílio de prensas hidráulicas. Desse modo o volume de material é reduzido, otimizando o uso do espaço e facilitando a organização. Os fardos separados por material são então vendidos para os grandes sucateiros, que, por sua vez, vendem para as indústrias.

Os resultados da reciclagem são expressivos tanto no campo ambiental, como nos campos econômico e social. No meio ambiente a reciclagem diminui o acúmulo progressivo de lixo e a produção de novos materiais, que para serem originados, exigiriam, por exemplo, o corte de mais árvores, emissões de gases poluentes como o metano e o gás carbônico, agressões ao solo, ao ar e à água, entre outros fatores negativos para a natureza.

No aspecto econômico, a reciclagem contribui para a utilização mais racional dos recursos naturais e a reposição daqueles recursos que podem ser reaproveitados.

No que diz respeito ao âmbito social, a reciclagem proporciona uma melhor qualidade de vida, além de gerar muitos empregos para as pessoas que vivem em camadas mais pobres da sociedade. Assim, para muitas pessoas, a reciclagem representa uma das únicas alternativas de ganhar seu sustento.






Foto: José Cruz/A
Foto: Janine Moraes (Estagiária sob sup. Marcello Casal Jr/ABR)

2 comentários:

  1. É mutio bom saber mais sobre reciclagem.. Precisamos tratar isso como um hábito em nossas vidas..

    ResponderExcluir
  2. As empresas em que trabalhamos talvez reciclem materiais, papéis.. Agora temos que levar esse hábito pra dentro de casa!!

    ResponderExcluir