terça-feira, 9 de junho de 2009

Curiosidades!


O Rio de Janeiro está na lista das 538 cidades que aderiram à Hora do Planeta!


●A primeira cidade sustentável do mundo está sendo erguida nos Emirados Árabes e tem previsão de funcionamento a partir do mês de junho. A cidade de ”Masdar” que significa “cidade das fontes” em árabe será livre de emissões de carbono e desperdício. Com capacidade para 50 mil habitantes, o território será livre de transportes de maneira que nenhum indivíduo precise andar além de 200 metros. O projeto elaborado por uma empresa de arquitetos britânicos, a Foster and Partner segue rigorosamente as normas e regras da política sustentável e ecologicamente correta. A eletricidade será produzida por painéis fotovoltaicos, a água será fornecida através de processos de dessalinização e o paisagismo será feito com água residuais gerada pela própria cidade. Conforto, luxo e sustentabilidade podem conviver juntos. E esse é o verdadeiro intuito do projeto que pretende ser modelo para todo o mundo.

●Andrelândia, uma pequena cidade do sul de Minas Gerais com apenas 12 mil habitantes possui o mesmo objetivo da China e dos Emirados Árabes produzindo e incentivando a sustentabilidade ao desenvolver a primeira cidade sustentável da América latina.

●Os mais velhos resíduos do mundo foram encontrados na África do Sul e têm cerca de 140 mil anos.

● O inglês Peter Durand patenteou a lata de lixo em 1810.

●Os aterros sanitários produzidos pelo homem representam a maior fonte de metano do mundo.

●Em relação ao Brasil, Curitiba é a cidade que mais recicla.

●Já em questões mundiais, o Japão é o país que mais pratica a reciclagem.



Foto: © WWF-Brasilagem.

Um comentário:

  1. Que bom saber que existe um lugar assim, mesmo que seja bem longe de nós! Mas em Minas Gerais já tem um projeto em andamento.. Quem dera se nossa cidade tb fosse assim!

    ResponderExcluir