quinta-feira, 4 de junho de 2009

Conheça algumas empresas e ONGs que praticam a sustentabilidade.

Brasília - Integrantes da organização não-governamental Greenpeace fazem manifestação em frente ao Palácio do Planalto contra o uso de queimadas como prática agrícola na Amazônia. Foto: Antonio Cruz/ABr




Cetrel

 

É a maior empresa de proteção ambiental da America latina. Ela consiste em desenvolver um projeto de educação ambiental num amplo programa de estudo e preservação da fauna e mantém uma reserva ecológica numa área de 66 hectares no litoral norte da Bahia, conhecida como Parque Sauípe. O seu programa contém um curso de formação de multiplicadores em educação ambiental, através de palestras e seminários. Outra ação do projeto é o recebimento de mais de 10 mil visitantes, sendo a maioria constituída por alunos de escolas públicas da região metropolitana de Salvador. Há trinta anos vem sendo responsável pelo tratamento e disposição final dos influentes e resíduos industriais do pólo industrial de Canaçari. Desde então foi a primeira empresa brasileira voltada para proteção ambiental integrada a um complexo industrial de grande porte.

 

Greenpeace

 

O Greenpeace foi fundado em 1971, no Canadá. É uma instituição independente e sem fins lucrativos. Não aceita doações de governos, empresas, ou partidos políticos. Está voltada para total proteção ambiental que visa expor e investigar crimes ambientais, propondo soluções viáveis e socialmente justas para um futuro melhor do planeta. Atualmente está presente em 40 países e conta com a colaboração de aproximadamente três milhões de pessoas. O trabalho investigativo começa quando há uma agressão ao meio ambiente, daí então, há diversas formas de confronto não-violento, como ações e comunicações diretas ou protestos. Sua filosofia é acreditar na mudança que só pode ser realizada quando um grupo de pessoas muda o seu comportamento e começa a se responsabilizar por suas atitudes em relação ao planeta.   O Greenpeace também inspira pessoas do mundo todo a defender o meio ambiente e promover a paz global.


WWF- Brasil

 

Ela aparece entre as cinco ONGs com a maior transparência no ranking divulgado no mês de dezembro pela ONG inglesa One Word Trust. A vertente brasileira WWF- Brasil tem como objetivos a conservação da natureza com a biodiversidade e promover o uso dos recursos naturais em benefício dos cidadãos de hoje e do futuro. Entre as inúmeras ações do programa, estão as idéias proposta pela organização em relação à agricultura, visando o setor produtivo de soja. O objetivo é a transformação da agropecuária convencional em uma agropecuária “ecossocial”. Pois com o mercado nacional e internacional a expansão da área de cultivo sofre com a destruição dos recursos naturais existentes. Há também a proteção da mata ciliar, vegetação presente ao longo das margens dos rios, nascentes e ao redor de reservatórios, que

deve ser preservada. A organização cuida também dos rios, controlam lagos, se preocupa também com o extrativismo das árvores, da pesca, e dos produtos orgânicos. É uma das ONGs mais completas e abrangentes.

 

SOS - Mata Atlântica

 

Foi criada em 1986, busca o desenvolvimento sustentável, protege os remanescentes da Mata Atlântica. Tem como objetivo conservar os riquíssimos patrimônios naturais, históricos e culturais dessa região. Seu trabalho aponta a forte pressão e intervenção sobre a vegetação, o desmatamento sem controle e a fragmentação florestal. Mostra também as áreas que vêm se recuperando graças aos esforços do grupo que realiza o trabalho de monitoramento de áreas prioritárias para a conservação. A ação mais recente da organização foi à criação do projeto “De Olho na Mata” em 2005. Em seu primeiro momento, compreendeu o trecho litorâneo entre os municípios de Guarujá (SP) e Paraty (RJ), onde foram analisadas as áreas desde 1962. O projeto também pretende analisar como esses remanescentes estarão daqui a 10 e 20 anos.

 

Nokia

 

Em relação ao meio ambiente, a empresa procura reduzir o impacto ambiental de seus produtos, começando com a extração de matérias primas e terminado com a reciclagem. Há também o tratamento de resíduos e a recuperação dos materiais utilizados, tendo o controle exato dos processos de produção. Através de atitudes como estas, a empresa vem lutando por um planeta melhor para todos.

 

Associação Socioambiental

 

É uma associação, qualificada como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, desde 2001. O instituto incorporou o patrimônio material e imaterial de quinze anos de experiência do programa de povos indígenas no Brasil e o núcleo de direitos indígenas de Brasília. Ambas as organizações de atuação são reconhecidas nas questões dos direitos indígenas em nosso país. Tem como principal objetivo defender bens e direitos sociais, coletivos e difusos, relativos ao meio ambiente, ao patrimônio cultural, aos direitos humanos e dos povos.

 

Seu trabalho resultou em processos como: a formulação e a aprovação dos direitos sociais coletivos e do meio ambiente na Constituição Federal (1987/88); a Campanha da Aliança dos Povos da Floresta (1989); o encontro dos índios em Atamira (Pará) para protestar contra um grande plano oficial de aproveitamento hidrelétrico da Bacia do rio Xingu (1989). Entre outros feitos.

9 comentários:

  1. muito bom conhecer os trabalhos das ONGs!

    ResponderExcluir
  2. Esse bonito trabalho das ong´s e empresas deve servir de estímulo para que façamos o mesmo! Precisamos preservar o meio ambiente, afinal, ele faz parte de nossas vidas, por isso, temos de cuidar muito bem de tudo o que há nele!

    ResponderExcluir
  3. Essa ação das ONGS é apenas o start para nos conscientizarmos de como o planeta pracisa da nossa colaboração!

    ResponderExcluir
  4. Seria maravilhoso se todas as empresas praticassem a sustentabilidade. Assim, a agressão ao meio ambiente diminuiria e nós poderíamos respirar um ar mais puro!

    ResponderExcluir
  5. maravilhoso!!! pena que nem todas as empresas sao assim.

    ResponderExcluir
  6. Oi,Boa tarde , eu estou procurando uma Ong no estado do Rio de Janeiro em função de um trabalho escolar, segundo tema sustentabilidade, e trabalhos das Ongs segundo a isso , queria uma dica se possivel agradeço desde já . 22-05-2011 Thamiris Bhilard

    ResponderExcluir
  7. rillary dos santos ramos12 de junho de 2012 às 15:46

    é muito bom saber que essas empresas ajudam nosso planeta. queria que todas fossem assim.muito legal,boa sorte para essas empresas que ajudam.*****

    ResponderExcluir
  8. Adorei esse site tem tudo o que eu precisava!!
    Acho muito legal essas ONGs e essas empresas que praticam e se preocupam com a sustentabilidade!!!

    ResponderExcluir
  9. Parabéns pelas informações! Isso é muito importante! Valeu!
    O mundo precisa desse tipo de atitudes.

    ResponderExcluir